Você sabe o que é uma ‘Washboard’?
Originalmente desenvolvida para ser uma simples Tábua de Lavar, a Washboard, no final do século XX, ficou conhecida como um poderoso instrumento de percussão.
A tradicional tábua de lavar normalmente era construída com uma moldura retangular de madeira na qual havia ondulações para a roupa ser esfregada. No século XIX as ondulações das tábuas de lavar eram feitas, muitas vezes, de madeira; lá pelo século XX, cordões de metal eram mais comuns. A tábua com ondulação de metal foi patenteada na União Européia em 1833; as de zinco começaram a ser fabricadas um pouco depois. Na virada para o século XXI, ondulações de aço galvanizado são mais comuns, mas já existem outras, mais modernas, feitas em vidro. Washboards com ondulações em latão ainda são feitas, e a maioria dos que usam a tábua como instrumento musical preferem o som um pouco mais límpido do latão na tábua.
Um dos poucos instrumentos musicais inventados na América é o Zydeco Frottoir (Zydeco Rubboard), uma destilação da tábua de lavar em elementos essenciais (percussão, superfície com alças, minis-pratos…), concebido por Clifton Chenier e construído por Willie Landry em 1946.
Tradicionalmente utilizada no jazz, zydeco, skiffle, Jug Band e Old time Music, a tábua de lavar permanece com sua moldura de madeira e utiliza-se de dedais onde o músico raspa, bate e faz picotes de sons para tocá-la. Geralmente esse instrumento tem apetrechos adicionais, tais como um bloco de madeira, um cowbell, pequenos pratos, entre outros.
Para ter uma Washboard, você pode recorrer aos sites e-commerce como o eBay ou comprá-la aqui mesmo, já que o país ainda a fabrica. Você não gastará mais que 100 reais entre comprar a tábua e colocar os demais apetrechos.
Está curioso para ver uma washboard em ação? Venha ao Jokers às quartas-feiras assistir a Gringo’s Washboard Band. A banda, definida ritmicamente como blues e swing jazz, abrange os hits da década de 20 até meados de 50. A banda é formada por: Tita portugal – Voz, Guto Krainski – Washboard, Wagner Bennerte – baixo acústico, Allan Krainski – guitarra e Charlie Gibson – Piano. O grupo usa um visual de época e instrumentos acústicos como a “washboard” esfregadeira usada nas Jug bands no início da era blues. O show conta com um repertório minuciosamente escolhido de acordo com a história, a mesma que é citada no decorrer do show. Além de música de qualidade, é também uma aula de cultura.
Escute-os: http://www.youtube.com/watch?v=B1oAZdR1wrE